Mastologistas da LIGA publicam artigo no periódico Mastology da Sociedade Brasileira de Mastologia

O tumor siringomatoso, descrito pela primeira vez em 1983, é uma condição clínica benigna rara que pode afetar a mama. Sua forma infiltrativa é frequentemente identificada erroneamente como patologias malignas, pois pode se apresentar como uma lesão subareolar com achados clínicos, mamográficos e ultrassonográficos suspeitos de malignidade. A origem exata dessas lesões permanece incerta; no entanto, elas podem se manifestar como um nódulo subareolar unilateral ou bilateral com sintomas como dor, edema, aumento do mamilo e secreção mamilar.

Portanto, com a finalidade de descrever um caso relevante para a prática clínica, ampliar o conhecimento e destacar hipóteses para a realização de outros estudos, os médicos mastologistas Juliana Lopes de Aguiar Araújo, Ubiratan Wagner de Sousa, Macerly Laise de Menezes Dantas e Diana Taissa Sampaio Marinho Navarro e a aluna do Programa de Iniciação Científica da Liga Contra o Câncer, Waleria Pimper, publicaram o relato de caso “Um caso raro de tumor siringomatoso do mamilo e reconstrução mamária” na Revista Mastology da Sociedade Brasileira de Mastologia.

A revista Mastology é um periódico médico específico para fornecer educação médica continuada com foco em doenças da mama. Os relatos de caso atraem interesse de médicos em formação assim como médicos já em prática clínica, pois divulgam as condutas em doenças diversas.

Neste relato de caso, além de descrever sobre o adenoma siringomatoso infiltrando o mamilo, com ressecção completa e reconstrução do mamilo usando técnicas oncoplásticas, os autores conduziram uma revisão detalhada da literatura sobre o tema.

Para ler o artigo na integra, acessar: https://www.mastology.org/