Equipe de Pesquisadores e alunos de Iniciação Científica da LIGA publicam artigo em revista internacional sobre HIV e Linfoma de Hodgkin

A equipe de médicos, pesquisadores e alunos do Programa Institucional de Iniciação a Pesquisa Científica da Liga Contra o Câncer publicam mais um artigo científico em revista internacional sobre as características clínicas em pacientes com Linfoma de Hodgkin que vivem com o vírus da imunodeficiência humana.

O artigo intitulado “Clinical features in Hodgkin lymphoma patients living with human immunodeficiency virus: A meta-analysis in the antiretroviral therapy era”, publicado no periódico International Journal of STD & AIDS, qualificado como QUALIS A4, nas área de medicina, resumiu as evidências científicas sobre as características clínicas em pessoas com linfoma de Hodgkin que vivem com HIV (HIV-HL) durante a era da TARV combinada (TARc).

O estudo de revisão sistemática e meta-análise, considerado o mais alto nível de evidência científica, reuniu manuscritos publicados até julho de 2023 publicados nas bases de dados PubMed, EMBASE, Cochrane Library e Web of Science, sem restrição de idioma e ano de publicação.

Os resultados indicam que os pacientes com LH-HIV apresentaram uma sobrevida global (SG) em 2 anos de 92% (IC 95% 0,87; 0,95). No entanto, a sobrevida global em 5 anos diminuiu para 79% (IC 95% 0,74; 0,83), com alta qualidade de evidência de acordo com o GRADE. Além disso, a sobrevida livre de progressão em 5 anos diminuiu para 79% e a taxa de remissão completa aumentou para 81%. Nossa meta-análise indica um aumento de sintomas B (80%, IC 95% 0,75, 0,84) e envolvimento extranodal na medula óssea (43%, IC 95% 0,30, 0,47) entre pacientes com LH-HIV.

A principal causa de mortalidade relatada entre pacientes com LH por HIV foi a progressão do LH. Ainda, nossa revisão sistemática e metanálise sugerem que a TARVc está associada à melhora da sobrevida em curto prazo de pacientes com LH-HIV.

Questionados sobre a participação no PIBIC-LIGA, os alunos e autores do trabalho, Amaxsell Thiago e Fernanda Andrade, ressaltaram que a participação no programa auxiliou a condução do estudo e proporcionou muito aprendizado, e dizem: “o PIBIC-LIGA é uma experiência incrível para alunos de graduação”.

O estudo orientado pelos professores doutores Kleyton Medeiros e Irami Araújo-Filho, com participação da médica hematologista Carolina Colaço Villarim e da pesquisadora Ayane Cristine Alves Sarmento, está disponível no link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/38905613/