A Dra. Andrea Juliana Gomes, pesquisadora e coordenadora médica do Centro de Pesquisa Clínica com apoio da área de pesquisa clínica, ambos da Liga Contra o Câncer, participou do estudo de fase III que avaliou sobrevida global e livre de progressão em pacientes com câncer cervical localmente avançado (LACC) de alto risco.
Desde 1999, a terapia padrão para câncer cervical localmente avançado (LACC) tem sido a radioterapia de feixe externo (EBRT) com quimioterapia concomitante (CCRT) e braquiterapia. Nos últimos anos, a radioterapia moderna (IMRT ou VMAT) aumentou a sobrevida global (de 5 anos 75%).
Com base nos resultados do estudo de fase 3 intitulado “709O Pembrolizumabe mais quimiorradioterapia para câncer cervical localmente avançado de alto risco: resultados de sobrevida global do estudo randomizado, duplo-cego, de fase III ENGOT-cx11/GOG-3047/KEYNOTE-A18” que associa pembrolizumabe com quimiorradioterapia, a FDA (Federal Drug Administration), órgão governamental dos EUA, aprovou o protocolo para pacientes com câncer cervical estágio III-IVA (FIGO 2014).
Portanto, o estudo revelou que a combinação de pembrolizumabe com quimiorradioterapia melhora a sobrevida global e livre de progressão em pacientes com câncer cervical localmente avançado (LACC) de alto risco, estabelecendo um novo padrão de tratamento.
Esses dados apoiam pembrolizumabe mais CCRT como o novo padrão de tratamento para pacientes com LACC de alto risco recém-diagnosticado, não tratado anteriormente e como um braço de controle apropriado em futuros ensaios clínicos.
“A comunidade médica devia a este público de pacientes melhoria no tratamento e nos resultados. O estudo demonstrou um benefício adicional ao recém adquirido, com as novas modalidades de radioterapia, reduzindo o risco de morte de câncer de colo de útero em 33% com o uso do Pembrolizumabe associado”, enfatiza Dra. Andrea Juliana.
O estudo foi apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO 2024), em Barcelona, de 13 a 17 de setembro de 2024 e pode ser acessado através do link: https://lnkd.in/eGp6C23S
Deixe seu comentário