Atualmente, devido ao crescente número de diagnósticos de câncer e à constante evolução dos tratamentos disponíveis, a oncologia é uma das áreas de maior crescimento na saúde. Entender e enfrentar os desafios deste campo é essencial para profissionais de saúde que desejam oferecer o melhor cuidado aos pacientes oncológicos.
Sabemos que as atualizações, para os profissionais que atuam na área, são de suma importância para a construção do conhecimento e desenvolvimento de ações práticas adequadas, tornando-o mais seguro perante as atitudes e decisões a serem tomadas.
Com intuito de fornecer conhecimento aos estudantes de graduação e pós-graduação, em busca de suporte adicional, e profissionais atuantes que necessitam de um guia atualizado, foi lançado o livro “Farmácia em Oncologia”, publicado pela editora Sanar, que tem como um dos autores o Farmacêutico do Centro de Pesquisa Clínica da Liga e especialista em oncologia, Jonas Fernandes Vieira Filho. O livro aborda em 15 capítulos, de forma acessível e prática, os princípios gerais da Assistência Farmacêutica em Oncologia, regulamentações essenciais, Gestão em Oncologia, Aspectos Fundamentais na Farmacoterapia Oncológica, e Segurança do Paciente.
“A oncologia está constantemente em evolução, e sua atualização é muito importante para as gerações já existentes e as que estão se formando na área. Trata-se, portanto, de uma excepcional referência para aqueles que atuam na assistência, no ensino e na pesquisa relacionados à assistência farmacêutica em oncologia. Fiquei muito feliz de ter sido um dos autores dessa obra, que está incrível e didática”, enfatiza Jonas.
Em busca da construção de conhecimento integrado à transformação das práticas profissionais, por meio da inteligência coletiva e colaborativa multiprofissional, valorizando experiências e promovendo o protagonismo e a proatividade, através de programas educacionais, o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga Contra o Câncer tem como prioridade produzir e compartilhar conhecimento; promover e incentivar a investigação científica; e estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas.
“O Instituto tem o intuito de valorizar a produção científica qualificada dos seus colaboradores e pesquisadores, incentivando a participação, o avanço e a disseminação dessas produções”, explica o coordenador de Ensino e Pesquisa da Liga, Dr. Edimar de Moura.
Deixe seu comentário