A Gerência de Qualidade e o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga Contra o Câncer, juntamente com as demais áreas institucionais, elaboraram um cronograma de treinamentos sobre a segurança do paciente, conforme demandas identificadas e análise de indicadores institucionais sobre a temática.
Na ocasião, foram realizados treinamentos para as equipes de Enfermagem, Nutrição, Técnicos em Radiologia, Recepção e Maqueiros. O objetivo principal da formação consistiu em orientar sobre os métodos padronizados para a identificação do paciente, fundamenta nas metas estabelecidas nos parâmetros internacionais de segurança.
Atualmente, nos serviços de saúde, recomenda-se a observação de seis metas básicas para a conduta segura do paciente: a identificação; a comunicação entre os profissionais de saúde; a segurança na prescrição, o uso e a administração de medicamentos; a cirurgia segura; a higienização das mãos; e, a redução do risco de quedas e úlceras por pressão.
Para esta ação foi utilizada a modalidade de aprendizagem híbrida atrelando o ensino a distância e a simulação realística. A relevante combinação de experiências e tecnologias digitais promoveu uma reorganização do tempo e do espaço do treinamento, contribuindo para o sucesso da capacitação dos colaboradores em atenção à segurança dos pacientes Liga.
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