O estudo conduzido na Liga Contra o Câncer, dentro do Programa de Iniciação Científica do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI), sob coordenação do Professor Doutor Kleyton Medeiros, investigou a prevalência e identificou potenciais fatores de risco associados a tumores cerebrais em pacientes atendidos no serviço de neuro-oncologia na Liga Contra o Câncer.
Intitulado: “Neoplasias encefálicas no Estado do Rio Grande do Norte: um estudo de base populacional”, o estudo retrata que entre o período de 2011 a 2020 houve 395 diagnósticos de tumores malignos primários de encéfalo no referido centro com maior frequência em homens (58,0%) e a idade média de 44,5 anos. Entre os tipos histológicos, o glioblastoma foi o mais comum com 148 (37,5%), seguido do astrocitoma de baixo grau (Grau II) com 118 (29,9%). Assim, o estudo concluiu que é possível observar que neoplasias encefálicas primárias foram mais prevalentes em indivíduos do sexo masculino, pardos, com menor escolaridade e de idade avançada.
Os pesquisadores Dr. Emerson Oliveira e Dr. Diogo Menezes, ainda apresentarão um segundo estudo intitulado: “Plasmocitoma insuflativo de crânio como primeira manifestação de mieloma múltiplo: um relato de dois casos”. O estudo enfatiza o plasmocitoma insuflativo de crânio como uma entidade rara, mas que deve ser considerado, principalmente quando associado a sintomas como anemia, alterações ósseas ou renais. “Esse tumor é altamente responsivo à radioterapia, porém a cirurgia está indicada em casos de emergência, desconforto ou lesões altamente agressivas, como nos casos descritos”, enfatiza o Dr. Emerson Oliveira.
O estudante de Medicina, Pedro Hortêncio, aluno de Iniciação Científica do Programa de Iniciação Científica do IEPI da Liga Contra o Câncer, afirma: “Muito além de me dar uma base teórica para a pesquisa clínica, o PIBIC da LIGA me instigou a buscar temas relevantes, me conectou com orientadores interessados e me deu uma estrutura completa para usufruir ao máximo do meu potencial”.
Os estudos serão apresentados no XXXIV Congresso Brasileiro de Neurocirurgia que ocorrerá de 26 de setembro a 01 de outubro de 2023 em São Paulo.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IEPI- LIGA visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa a estudantes dos cursos de graduação com o objetivo de despertar a vocação científica, contribuir para a formação científica de recursos humanos e estimular pesquisadores da LIGA a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural.
Deixe seu comentário