Pesquisadores da LIGA publicam revisão sistemática e metanálise sobre colangiopancreatografia retrógrada endoscópica

A colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE) é um procedimento médico, que permite o acesso aos ductos biliar e pancreático, realizado com a finalidade de diagnosticar e tratar doenças das vias biliares. No entanto, embora tenha dupla finalidade, é mais frequentemente utilizada para tratamento do que para diagnóstico, pois existem métodos diagnósticos altamente precisos que não expõem o paciente aos riscos associados à CPRE.

A colecistectomia é a cirurgia padrão para tratar doenças da vesícula biliar. Este procedimento envolve a remoção completa da vesícula biliar e é realizado principalmente por laparoscopia. A cirurgia laparoscópica, por outro lado, está associada a menos casos de trauma cirúrgico. Nessa perspectiva, os resultados cirúrgicos relacionados à combinação de ambas as cirurgias de forma complementar ainda não são bem compreendidos, apesar dessa associação já ser colocada em prática.

Assim, considerando que a colecistectomia laparoscópica e a CPRE possuem motivos semelhantes para serem realizadas, as alunas do Programa de Iniciação Científica da Liga Contra o Câncer, Giuliana Fulco Gonçalvez, Louise Lopes Barros e Sofia Emereciano Gurgel, sob orientação dos pesquisadores Prof. Dr. Irami Araújo Filho e Prof. Dr. Kleyton Medeiros, buscaram analisar o impacto da execução precoce da CPRE em pacientes com colecistite aguda submetidos posteriormente a procedimentos de colecistectomia, avaliando se há melhora nas taxas de morbidade, comparando as diferentes opções de tempo (antes, simultaneamente ou depois) entre a execução da CPRE e da colecistectomia.

O artigo intitulado “Proper timing or ERCP and cholecystectomy on acute cholecystitis: a systematic review and meta-analysis” foi publicado no periódico da Acta Cirúrgica Brasileira, vinculada a Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia. O periódico publica artigos originais sobre pesquisa básica e aplicada em cirurgia, principalmente em cirurgia experimental, novas técnicas cirúrgicas, educação cirúrgica e avanços em cirurgia.

Para acessar o artigo na íntegra: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39813536/