Pesquisadores da LIGA testam eficácia de picolé mentolado para aliviar sede em pacientes submetidos a prostatectomia radical e recebem prêmio na Semana Brasileira de Oncologia

O estudo conduzido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Liga Contra o Câncer, sob orientação do Professor Dr. Rodrigo Assis Neves Dantas, avaliou a eficácia do uso do picolé mentolado no alívio da sede pós-operatória em pacientes submetidos prostatectomia radical.

Intitulado: “Use of a menthol popsicle in managing postoperative thirst in patients undergoing radical prostatectomy: A randomized clinical trial”, o estudo comprovou que tanto o picolé de mentol quanto o picolé sem adição de mentol foram eficazes no alívio da sede pós-operatória em pacientes submetidos à prostatectomia radical.

A Enfermeira Oncologista Tâmara Taynah Medeiros da Silva, afirma, nesta pesquisa, que a sede é um verdadeiro incômodo e que a maioria dos pacientes sente no pós-operatório imediato, quando ainda necessitam de jejum.

Este estudo foi apresentado durante a Semana Brasileira de Oncologia, na Cidade do Rio de Janeiro na última semana, pelo Prof. Dr. Kleyton Medeiros, e recebeu Menção Honrosa de 1 Lugar no XXI Congresso Brasileiro de Enfermagem Oncológica.

Esta pesquisa, realizada na Liga Contra o Câncer, reforça o compromisso do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da LIGA, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de profissionais compromissados, capacitando-os com base no avanço da ciência, tendo como intuito também produzir, disseminar e incentivar a investigação e a produção científica.

O artigo encontra-se indexado ao Pubmed. Para lê-lo na íntegra: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37846371/