Programa de Residência Uniprofissional em Física Médica com ênfase em Radioterapia da LIGA foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Programa de Residência Uniprofissional em Física Médica com ênfase em Radioterapia da Liga Contra o Câncer foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo principal especializar profissionais Físicos ou Físicos Médicos para atuar na área de Física Médica com ênfase em Radioterapia, com foco no trabalho interdisciplinar para a assistência, gerenciamento, pesquisa e educação, desenvolvendo treinamento diferenciado em serviço com autonomia e segurança, em uma perspectiva inter e multidisciplinar, proporcionando uma formação técnica e teórica, de acordo com os princípios do SUS.

Desenvolvendo um perfil profissional com senso crítico e reflexivo no que diz respeito a avaliação e implementação de novas tecnologias, baseado em evidências científicas e protocolos nacionais e internacionais, direcionados por uma cultura de segurança, para que as ações sejam realizadas com ética e responsabilidade, garantindo a formação de profissionais especializados para a Rede de Atenção Oncológica (RAO) de acordo com os pressupostos fundamentais da Política Nacional de Atenção Oncológica (PNAO).

“Iremos trabalhar no desenvolvimento do perfil para o trabalho em equipe, para atender aos princípios da integralidade e humanização, orientados pelas Diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS)”, relata Dr. Edilmar de Moura, coordenador do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da LIGA.

O coordenador do Programa de Residência Uniprofissional em Física Médica da Radioterapia, Fernando P. Japiassú, ressalta a importância do Físico frente aos desafios impostos pelos avanços tecnológicos constantes na radioterapia. “O Físico Médico é uma peça fundamental para o sucesso da radioterapia. É a partir de suas atividades na clínica que se garante a precisão da administração das doses prescritas pelo médico radio-oncologista.” Daí a importância em ampliar inclusão de outros profissionais que não integram tradicionalmente as profissões da área de saúde por meio da implementação de programas de qualificação profissional com treinamento clínico em serviço nesta área do conhecimento.

Sobre o Instituto

O Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga Contra o Câncer tem como prioridade produzir e compartilhar conhecimento; promover e incentivar a investigação científica; e estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas.

Em busca da construção de conhecimento integrado à transformação das práticas profissionais, busca por meio da inteligência coletiva e colaborativa multiprofissional, valorizar experiências e promover o protagonismo e a proatividade, através de programas educacionais. Sua atuação está ligada a difusão do conhecimento relacionado às boas práticas e a gestão na área da saúde, com os programas de residência, pós-graduações, cursos, estágios curriculares e eventos.