Serviço de Nutrição da Liga Contra o Câncer tem trabalho apresentado no II Congresso Nacional Online de Nutrição Oncológica.

Com uma política de apoio às pesquisas, o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) da Liga Contra o Câncer dispõe do setor de Pesquisa Institucional que busca aproximar os pesquisadores e profissionais com temas e interesses científicos em comum, visando o desenvolvimento de pesquisas potencialmente aplicáveis à prática clínica. Como um dos resultados deste suporte institucional, o Serviço de Nutrição da Liga Contra o Câncer teve trabalho apresentado no II Congresso Nacional Online de Nutrição Oncológica – CONNUT.ON.

A Nutricionista Lidiane Oliveira, tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer da Liga Contra o Câncer e uma das autoras do trabalho, afirma que o estudo intitulado “Risco nutricional de pacientes oncológicos e não oncológicos admitidos em uma unidade contingencial de tratamento da COVID-19 no Rio Grande do Norte” buscou avaliar o risco nutricional apresentado por esse perfil de pacientes admitidos em uma Unidade Contingencial de tratamento da Covid-19 no RN.

Os resultados do estudo apontam que o estado nutricional inadequado pode estar associado a um pior prognóstico em pacientes acometidos pela Covid-19, sobretudo se o paciente for oncológico, uma vez que este tem uma maior pré-disposição ao risco nutricional.

Esta participação, reforça o compromisso do IEPI, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de profissionais compromissados, capacitando-os com base no avanço da ciência, bem como produzir, disseminar e incentivar a investigação e a produção científica.

Pela relevância da temática e qualidade do estudo, o trabalho foi convidado a ser publicado no periódico Brazilian Journal of Health Review – BJHR. O artigo científico está disponível, na integra, no site da revista. Para conferir, basta acessar o link abaixo:

https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/35368